sac@cachacawerneck.com.br

Produtos Gift Line Histórico A Cachaça Produzindo Qualidade Responsabilidade Ambiental
 
A cachaça     Degustação


DEGUSTAÇÃO

A qualidade de uma cachaça se percebe na degustação. Para avaliar uma cachaça, comece examinando a garrafa. Ela deve ser preferivelmente de vidro incolor e totalmente transparente. Examine a garrafa contra a claridade. A cachaça deve também ser totalmente transparente, sem ciscos ou resíduos em suspensão ou depositados no fundo e ser incolor ou levemente amarelada ou rosada (em função do tipo de madeira em que foi armazenada). Desconfie das cachaças muito escuras.
Agite a garrafa e verifique a formação de bolhas. Uma boa cachaça deverá formar por um breve período um “colar” de bolhas ou um “rosário”.
Derrame um pouco de cachaça em um copo. O tipo de copo mais apropriado é com o diâmetro da borda inferior ao diâmetro da seção média, para reter os vapores. Balance o copo de forma à cachaça chegar bem próxima à borda do copo. Observe a película oleosa que se forma na parede interna do copo e como ela desce (lentamente é melhor).
Aspire os vapores da cachaça. Deve ser mais frutal. Os aromas alcoólicos e adocicados não devem se destacar. O aroma ácido deve ser bem discreto. Não devem existir aromas estranhos.
Coloque um gole de cachaça na boca e deixe-o “correr” sobre toda a língua e bochechas. Em cada parte haverá uma sensação diferente. Na ponta da língua percebe-se um sabor adocicado que deve ser suave e frutal se a cachaça for de qualidade. Nas laterais da língua percebe-se a acidez, que deve ser baixa. Na parte de trás da língua, junto à garganta, percebe-se um sabor suavemente amargo. Na parte central da língua sente-se sensações de calor ou frescor.
Quando se coloca um gole de cachaça na boca e se tem vontade de engolir, indica uma salivação positiva e boa para o organismo. Se ao contrário, existe uma vontade de cuspir, indica uma salivação negativa e má qualidade do produto. A cachaça deve descer bem suave, sem queimar.
A cachaça deve ser bebida em pequenos goles, em temperatura natural e pura, como um bom conhaque. Pode também ser bebida bem gelada como vodca ou com gelo como whisky. Recomenda-se que se tenha em separado um copo de água mineral para beber entre os goles. Uma boa cachaça pode também enriquecer caipirinhas, batidas, diversos coquetéis e ainda pode ser usada em receitas culinárias.


contato@cachacawerneck.com.br  • Tel: [24] 9298-9900  •  [24] 9298-9998  •  [24] 9298-9992
ECX Cachaças Artesanais Ltda – ME • Estr. Rio das Flores Barreado, 9001 • 27660-000 - Rio das Flores - RJ

Home